O Correio: a história verdadeira, a lista Falciani e explicação do final

O Correio está disponível no Netflix. Este é o filme protagonizado por Arón Piper, que é baseado numa história verdadeira. A trama começa com um despretensioso funcionário de um estacionamento que, após entrar habilmente num esquema de lavagem de dinheiro, decide dedicar-se a ganhar dinheiro fácil com carros, até que o acidente acontece. Na verdade, a história fala de um vigarista e da sua ascensão na corrupção, rodeado pela bolha imobiliária após a chegada do euro a Espanha.

Conteúdos

O Correio: qual é a verdadeira história?

O filme O Correio é baseado em factos reais. O filme da Netflix, protagonizado por Arón Piper e Maria Pedraza, começa com esta frase. Por razões legais, muitas das personagens são fictícias. Em particular, o filme baseia-se no caso conhecido como "Lista Falciani" ou "SwissLeaks". Hervé Falciani é um engenheiro de software franco-italiano que trabalhou para a multinacional de serviços financeiros HSBC. Ficou famoso em 2015 por ter divulgado a lista de 130 mil nomes de potenciais evasores fiscais com contas não declaradas na Suíça, e tem agora 52 anos. Falciani acredita que a corrupção continua a existir hoje como naqueles anos.

O Correio a história verdadeira

O que é a Lista Falciani e que nomes vieram à tona

Falciani garante que o tráfico de diamantes ligado à evasão fiscal é um método real. Falciani orgulha-se de ser um delator. A Lista Falciani é uma lista de 130.000 nomes de evasores fiscais que o informático roubou do HSBC Private Bank em Genebra e tornou pública, ajudando mais de 200 países a detetar a evasão fiscal. O apelido usado por Hervé para enviar a lista era Ruben Al-Chadick. Segundo o El Confidencial, a maioria destes nomes só foi tornada pública em 2015, através da investigação coordenada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, Le Monde, laSexta e o próprio Confidencial.

A Lista Falciani inclui nomes de empresários, personalidades do mundo do espetáculo, traficantes de droga, nobres, traficantes de diamantes e militares. A Lista Falciani incluía, por exemplo, Arleta Ricci (herdeira da fortuna da estilista Nina Ricci); o ator Christian Slater; o ex-cantor David Bowie; a modelo Elle MacPherson; o ex-futebolista Diego Forlán; os pilotos Michael Schumacher e Fernando Alonso; o ex-tenista Marat Safin; o músico Phil Collins; a ex-cantora Tina Turner; e o motociclista Valentino Rossi.

Hervé Falciani hoje

Em 22 de dezembro de 2008, quando roubou nomes de registos bancários, Hervé fugiu com a mulher e a filha para Nice, em França. O informático teve de sair da Suíça, pois a violação do sigilo bancário é uma infração penal nesse país. Em França, contactou um inspetor da Direção Nacional de Investigações Fiscais para dar as suas informações. Quando os nomes foram revelados publicamente, em 2015, o Supremo Tribunal Federal suíço condenou Falciani à revelia a cinco anos de prisão, acusado de espionagem. Na altura, o informático vivia em França e, por isso, não podia ser extraditado.

Em 2017, a Suíça emitiu um mandado de captura e, a 4 de abril de 2018, Falciani foi detido em Espanha, quando se preparava para participar num evento. No dia seguinte, o juiz do Tribunal Nacional Diego de Egea libertou o engenheiro com medidas cautelares.

A lista Falciani

O Correio: resumo do enredo

O enredo do filme O Correio na Netflix, protagonizado por Arón Piper, centra-se em Iván, um jovem que sonha em viver uma vida de excessos depois de ver o seu pai lutar com o seu negócio durante a recessão em Espanha em 93. Trabalha como empregado de mesa e procura uma ideia para ganhar muito dinheiro. Inicialmente, Iván concentra a sua atenção no deputado de Bruxelas, Linares, que se oferece para o acompanhar a casa. Quer descobrir o que está na sua pasta e consegue, pois encontra muito dinheiro. Depois de chegar a Bruxelas, propõe a Anne Marie, a mulher com quem o político estava a trabalhar, que faça os seus negócios.

Convence-a, lembrando-lhe que Linares os estava a roubar. Então, Anne Marie oferece a Iván 10.000 euros para fazer uma entrega e ele aceita. Entra assim numa rede de branqueamento de capitais, na qual está envolvido com Francisco Escamez "Paco", Anne Marie e o marido desta, François Letissier. Este último é filho de um contrabandista de diamantes e intermediário no tráfico de divisas. Paco é responsável pelo branqueamento de denários e Anne e o marido ajudam-no. O processo corre bem, através da compra de diamantes e o dinheiro chega a contas bancárias na Suíça. Depois de perceber o processo, Iván decide tornar-se mais do que um simples estafeta.

Um dia, na Bélgica, descobre que José Luis Ocana é casado e tem um caso com uma mulher que trabalha num restaurante. Com a ajuda de Yannick, o segurança, recolhe provas para chantagear o homem. Em troca, os dois jovens propõem a Ocana que os ajude a abrir uma filial em Marbella. Embora este último aceite, Escamez não fica satisfeito com a mudança de rumo dos acontecimentos. Por fim, Iván consegue fazer um acordo com ele e enriquecer, tornando-se até arrogante. Anne aconselha-o, no entanto, a afastar-se por uns tempos, pois está a decorrer uma investigação sobre Escamez. Mas ele não lhe dá ouvidos, pois quer fazer crescer cada vez mais o seu negócio.

O Correio: Iván colabora com a polícia e encontra Yao Ming

Na parte final de O Correio, Iván decide colaborar com a polícia, falando com o inspetor Manuel Roig, que dirige a investigação. Em troca, quer segurança enquanto Francisco estiver preso. Ao mesmo tempo, mostra a sua lealdade a Escamez, levando a sua filha Leticia a Paris e dando-lhe um anel. A rapariga não sabe que Iván é o responsável pela prisão do pai, que é transmitida pela televisão. Leticia decide regressar a Madrid e, mais tarde, apercebe-se de que ele a tem enganado. Entretanto, Iván tenta tomar conta da clientela de Escamez e gasta todo o dinheiro para festejar em Madrid.

Anne e o marido acham que não devem continuar o seu negócio de lavagem de dinheiro, uma vez que a investigação policial está em curso. Por isso, Iván regressa a casa: o pai morreu e a mãe precisa de apoio. Na sua cidade natal, o rapaz procura ideias para continuar a viver uma vida de excessos e interessa-se pela máfia chinesa. Gostaria de ajudar Yao Ming a lidar com o dinheiro sujo. Mas agora é quase impossível trazer dinheiro para a Suíça. Por isso, Iván encontra outra solução: transferir o dinheiro bloqueado na Suíça para a conta de Yao na China, enquanto este último tem de lhe fazer o pagamento em dinheiro em Espanha. O acordo funciona.

O Correio final explicado

Como termina O Correio: explicação do final

Enquanto Anne e Iván estão a festejar, chega Escamez. Este último, libertado da prisão, apercebeu-se de que Iván o traiu e quer vingar-se. Entretanto, Feliciana, uma engenheira informática que trabalha para Jacques Stoffel, descobre uma lista de contas bancárias secretas na Suíça. Stoffel e François fogem com o resto do dinheiro, enquanto Iván e Anne se vêem em apuros, pois a maioria dos seus clientes está nessa lista. A polícia procura-os e eles tentam fugir. Mas são feitos reféns pelos homens que trabalham para Yao Ming. Este último acredita que Iván o traiu à polícia e, por isso, quer matá-los.

Iván arranja uma solução, que é esconder-se num contentor cheio de dinheiro e transportar todo o dinheiro de Yao de Espanha para Hong Kong, arriscando a sua vida. O rapaz consegue. Mas, enquanto festeja, a polícia chega e prende-o. Iván é extraditado para Espanha e a polícia é obrigada a entregar-lhe o dinheiro. Iván é extraditado para Espanha e procura um bom advogado para reduzir a sua pena. Iván tenta subornar o inspetor da polícia, mas não consegue. O Correio termina com Iván a descobrir que Anne Marie o traiu à polícia, revelando que ele fugiu para Hong Kong para se salvar. O rapaz acredita que teria feito a mesma coisa se estivesse no lugar dela. No final, Yao Ming também é preso.

No final de O Correio, Iván apercebe-se de que o seu pai tinha razão e que não estaria na prisão se tivesse continuado a ser uma pessoa honesta. Acredita que o dinheiro é como um vírus: uma vez infetado, é difícil livrar-se dele.

Comentários (0)

O comprimento mínimo do comentário é de 50 caracteres. Todos os comentários são moderados.