Decameron na Netflix como termina: explicação do final
A partir de 25 de julho de 2024, Decameron está disponível na Netflix. Esta é a minissérie de 8 episódios de comédia de humor negro, muito distante de Decameron, de Giovanni Boccaccio. Dirigida por Michael Uppendahl, a história passa-se em meados do século XIV e é inspirada, ainda que de forma distante, na coletânea de contos italianos da Idade Média literária italiana. Começa com a propagação da peste bubónica em Itália. Aqui, um grupo de nobres retira-se para uma villa com os seus criados, a fim de se salvarem. Mas esta fuga depressa se transforma em caos.
Conteúdos
- Onde Decameron foi filmada na Netflix?
- Decameron: resumo do enredo
- Como termina Decameron: quem sobrevive e quem morre?
- A explicação do final de Decameron: quem fica com Villa Santa?
- Decameron: comparação final com o livro de Boccaccio
Onde Decameron foi filmada na Netflix?
A minissérie dirigida por Michael Uppendahl, conhecido por American Crime Story e Fargo, transporta-nos para a região da Toscana. Mas a série criada por Kathleen Jordan foi efetivamente filmada entre Roma e Castello Ruspoli, perto de Vignanello, na província de Viterbo.
Decameron: resumo do enredo
O enredo de Decameron chega ao auge quando o rico visconde Leonardo convida um grupo de nobres florentinos e os seus criados para uma villa fora da cidade, para escapar à peste. Entre o grupo estão o médico Dioneo, o seu criado hipocondríaco Tindaro, Licisca (uma criada que tomou o lugar da sua patroa Filomena, que morreu ao cair de uma ponte). Tanto Dioneo como Tindaro sentem-se atraídos pela rapariga. Este último, por sua vez, interessa-se por Dioneo, mas tem de tentar receber um pedido de casamento do patrão. Há ainda o casal Neifile e Panfilo, que nunca se entregam à paixão.
Depois, há os dois criados da villa, Sirisco e Stratilia, que não revelam que o seu amo Leonardo terá morrido de peste pouco antes da chegada do grupo. Isto porque temem ser expulsos da propriedade. Por fim, há ainda Pampinea - a noiva de Leonardo - e a sua criada Misia. Entretanto, a peste grassa fora das muralhas.
Como termina Decameron: quem sobrevive e quem morre?
No final de Decameron, os únicos sobreviventes da Villa Santa são Licisca, Misia, Filomena, Stratilia, Jacopo (filho secreto de Stratilia e Leonardo) e Sirisco. No último episódio, mercenários atacam o portão da villa para se apoderarem dela. Entretanto, Tindaro está apaixonado por Stratilia e cuida de Jacopo como se fosse seu filho. Panfilo sofre com a morte de Neifile, que morreu de peste. Tindaro e Panfilo acabam por se sacrificar e morrem atacados por mercenários (o primeiro apunhalado e o segundo com flechas). Entretanto, Misia fecha Pampinea num barril e pega-lhe fogo, enquanto Licisca sai da adega para salvar Filomena.
No decorrer da série, para além de Neifile, também Dioneo morre de peste. No jantar, apenas os criados sobrevivem, exceto Filomena, que nos três primeiros episódios trabalha como criada, apesar de ser uma nobre.
A explicação do final de Decameron: quem fica com Villa Santa?
No decurso da série Decameron na Netflix, várias personagens tentam apoderar-se da Villa Santa quando se descobre que Leonardo morreu. Ruggiero e Filomena são os que mais a reclamam, pois são primos do falecido. Esta última, no entanto, nunca tenta reclamar a villa. Panfilo, como primo afastado, também deveria ter direito à propriedade. Mas nenhuma destas personagens se revela como o verdadeiro herdeiro. De facto, o herdeiro de Villa Santa deveria ser Jacopo, filho de Stratilia e Leonardo. No entanto, na Idade Média, os filhos nascidos fora do matrimónio não podiam herdar os bens dos pais. No final, o único que parece ser o melhor herdeiro é Sirisco, mas os mercenários estão prontos a apoderar-se da villa.
Decameron: comparação final com o livro de Boccaccio
Em alguns pormenores, o final de Decameron é inspirado no livro homónimo de Giovanni Boccaccio. A minissérie inspira-se na história, de uma forma bastante livre, com os nobres e os seus criados a viajarem para uma villa nos arredores de Florença para se salvarem da Peste Negra. Até os nomes de algumas personagens são os mesmos. Mas estas são as poucas coisas que ligam diretamente o livro e a série de televisão.
Depois de escaparem da Villa Santa, os sobreviventes deitam-se perto de uma gruta e contam histórias uns aos outros. Ao contrário do livro, são seis pessoas em vez de dez. No entanto, os últimos momentos da série televisiva trazem de volta ao pequeno ecrã o ambiente apresentado pelo livro, entre os lutos a enfrentar e as mortes das personagens, com os sobreviventes a encontrarem ainda uma forma de celebrar a vida.
Comentários (0)